Pular para o conteúdo principal

Palestrantes


Palestrantes do Seminário de 50 anos de Fundação da Análise do Discurso Francesa




Dr. Sírio Possenti (UNICAMP)

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestre em Linguística também pela Universidade Estadual de Campinas (1977) e graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969). É Professor Titular no Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas e atua em diversas áreas da Linguística. A ênfase das suas pesquisas está na subárea Análise do Discurso, especialmente nos campos do humor e da mídia.

Dr. Colin Myles Joseph MacCabe (Pittsburgh University)

Doutor pela Trinity College, Cambridge. É professor na Pittsburgh University, ensina Literatura Moderna, com ênfase no Modernismo e na Renascença. Atua também como cineasta e ministra cursos de cinema. Suas áreas de pesquisa são história do inglês desde 1500, psicanálise, linguística, Joyce e Gordard.

Dra. Claudiana Nair Pothin Narzetti Costa (UEA)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP - Araraquara (2012), mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP- Araraquara (2008), especialista em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal do Amazonas (2003) e graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2002). É Professora Adjunta no Curso de Letras da Universidade do Estado do Amazonas e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da UEA (Mestrado). Suas pesquisas se concentram na área de Análise do Discurso de linha francesa, especialmente, sobre a história da constituição do campo e o diálogo com as ideias do Círculo de Bakhtin; além de pesquisas na área de ensino de Língua Portuguesa.

Dr. Luiz Carlos Martins de Souza (UFAM)

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012), com estágio doutoral na University of California, Los Angeles (2010); mestre em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2000) e graduado em Letras pela mesma universidade (1992). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas e pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso. Seus trabalhos versam sobre estudos dos processos de significação, ensino de Língua Portuguesa como primeira e segunda língua, identidade amazônica, produção textual, estudos sobre as relações entre linguagem verbal, audiovisual, psicanálise e ideologia (em roteiros de cinema, filmes, documentários, vídeos, redes sociais e educação a distância).

Dr. Sérgio Augusto Freire de Souza (UFAM)

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestre em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e graduado em Letras - Língua Inglesa também pela Universidade Federal do Amazonas (1990). É Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas e atua na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Línguas e Análise do Discurso. É líder do Grupo de Pesquisas Discurso e Práticas Sociais. Sua atuação científica abrange o ensino de línguas, linguística, educação, novas tecnologias, redes sociais digitais e análise de discurso.

Dra. Solange Mittmann (UFRGS)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999) e graduada em Letras também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora nesta mesma universidade e atua na Linha de Pesquisa Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas do PPG-Letras, como orientadora de mestrado e doutorado, e nas disciplinas de Língua Portuguesa do cursos de Bacharelado e Licenciatura em Letras, no Instituto de Letras. Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, tem como foco de pesquisa a relação entre autoria, memória, arquivo, língua e outras materialidades, analisando discursos sobre temas sociais da contemporaneidade, artesanato, circulação de discursos no ciberespaço e processo tradutório.

Dr. Carlos Rubens de Souza Costa (UFAM)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2012), mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) e graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1981). É Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. É professor do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO). Realiza pesquisas na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: pensamento de Foucault, Arqueogenealogia das ciências da educação, Epistemologia das ciências humanas, Kant, Análise do Discurso, Retórica, Argumentação.

Dr. Rodrigo Oliveira Fonseca (UFSB)

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, mestre em História pela PUC-Rio, bacharel e licenciado em História pela UERJ e graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFF. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Atua nas Linhas de Pesquisa Estudos do Discurso e História Social do Trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVISOS

Comunicamos que até o dia 25 de março de 2019 serão enviadas por e-mail as cartas de aceite das  propostas de trabalho para GTs aprovadas para compor a programação do Seminário. Informamos, também, que em breve estarão abertas as inscrições para submissão de Comunicação Oral , assim como serão apresentados os critérios de participação e as normas de envio.

Chamada para submissão de propostas de GTs

Normas para submissão: Os GTs são destinados a reunir comunicações de pesquisas em Análise do discurso, teóricas e/ou práticas, já realizadas ou em andamento. Deverão ser coordenados por dois professores doutores. Os interessados em propor GTs para o evento devem submeter um resumo conforme as normas abaixo acompanhado de dados pessoais e institucionais.   Normas do resumo do GT Resumo de 300 a 400 palavras, em parágrafo único. 3 Palavras-chave Prazo para submissão de GT: 15 de fevereiro de 2019 a 28 de fevereiro de 2019 Clique aqui para realizar o preenchimento do formulário de inscrição de GT! As inscrições para as Comunicações Orais ocorrerão apenas depois da definição dos GTs.

Apresentação

 O ano de 1969 marca o nascimento da AD francesa com a publicação de trabalhos importantes, como o livro Análise Automática do Discurso, de Michel Pêcheux, um dos principais nomes desse campo de estudos, e da revista Langages, número 13, cujo tema era a “Análise do discurso”, e reunia artigos fundamentais na área, como os de Jean Dubois, “Énoncé et énonciation”, e de Zellig Harris, “Analyse du discours”.   Sabemos, entretanto, que a história da AD é longa. Primeiramente, não começa em 1969. A sua emergência acontece a partir da conjunção de forças diversas que se desenvolveram na primeira metade do século XX: o estruturalismo na Linguística; as releituras de K. Marx por L. Althusser e de S. Freud por J. Lacan; a epistemologia histórica, de G. Bachelard e de G. Canguilhem; a configuração política francesa. Os trabalhos pioneiros no campo são publicados alguns anos antes de 1969, como alguns artigos de Pêcheux. Além disso, uma vez constituída, a AD não estagnou no que foi proposto nes