Pular para o conteúdo principal

Apresentação

 O ano de 1969 marca o nascimento da AD francesa com a publicação de trabalhos importantes, como o livro Análise Automática do Discurso, de Michel Pêcheux, um dos principais nomes desse campo de estudos, e da revista Langages, número 13, cujo tema era a “Análise do discurso”, e reunia artigos fundamentais na área, como os de Jean Dubois, “Énoncé et énonciation”, e de Zellig Harris, “Analyse du discours”.
  Sabemos, entretanto, que a história da AD é longa. Primeiramente, não começa em 1969. A sua emergência acontece a partir da conjunção de forças diversas que se desenvolveram na primeira metade do século XX: o estruturalismo na Linguística; as releituras de K. Marx por L. Althusser e de S. Freud por J. Lacan; a epistemologia histórica, de G. Bachelard e de G. Canguilhem; a configuração política francesa. Os trabalhos pioneiros no campo são publicados alguns anos antes de 1969, como alguns artigos de Pêcheux. Além disso, uma vez constituída, a AD não estagnou no que foi proposto nesses anos iniciais, tanto teórica quanto metodologicamente: 1969 marca o início de uma grande jornada, marcada por revisões, refinamentos, retificações, expansões.
   Partindo desses pressupostos, o Seminário "50 anos da fundação da Análise do discurso francesa (1969-2019)" destina-se a reunir trabalhos de análise do discurso, tanto práticos (análises de discursos concretos) quanto teóricos (tratando da história e de questões teóricas e metodológicas da AD), de modo a alcançar três objetivos: homenagear os 50 anos de fundação desse campo de estudos tão profícuo, especialmente aqui no Brasil; promover discussões visando a consolidar fundamentos teóricos e metodológicos de pesquisas; divulgar pesquisas concluídas ou em andamento, nos mais
diversos níveis, da graduação à pós-graduação.
   A programação do Seminário conta com conferências e mesas-redondas destinadas a discussões especializadas acerca dos temas de interesse do evento. Como diferencial, a programação conta com Grupos de Trabalho (GTs) nos quais haja integração entre pesquisadores em diversas fases de pesquisa e que se configurem como espaço efetivo de socialização de pesquisas. As apresentações de comunicações orais serão feitas no âmbito dos GTs do evento.
  O Seminário é promovido pela Universidade do Estado do Amazonas em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, e será realizado em Manaus. Sendo assim, configura-se em oportunidade de reunir pesquisadores de todo o Brasil, e sobretudo da região norte, onde poucos eventos acadêmico-científicos específicos da área de AD têm sido realizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVISOS

Comunicamos que até o dia 25 de março de 2019 serão enviadas por e-mail as cartas de aceite das  propostas de trabalho para GTs aprovadas para compor a programação do Seminário. Informamos, também, que em breve estarão abertas as inscrições para submissão de Comunicação Oral , assim como serão apresentados os critérios de participação e as normas de envio.

Chamada para submissão de propostas de GTs

Normas para submissão: Os GTs são destinados a reunir comunicações de pesquisas em Análise do discurso, teóricas e/ou práticas, já realizadas ou em andamento. Deverão ser coordenados por dois professores doutores. Os interessados em propor GTs para o evento devem submeter um resumo conforme as normas abaixo acompanhado de dados pessoais e institucionais.   Normas do resumo do GT Resumo de 300 a 400 palavras, em parágrafo único. 3 Palavras-chave Prazo para submissão de GT: 15 de fevereiro de 2019 a 28 de fevereiro de 2019 Clique aqui para realizar o preenchimento do formulário de inscrição de GT! As inscrições para as Comunicações Orais ocorrerão apenas depois da definição dos GTs.